15/04/2024

Leilão de Quarto de Milha fechou R$ 550 mil de faturamento na ExpoLondrina

Por Daniela Calsavara/Assessoria ExpoLondrina
Foto: Gustavo Carneiro


O recinto Horácio Sabino Coimbra foi preparado para receber o Londrina Horse Show com uma tropa de extrema qualidade, animais de criatórios de Londrina e de outras regiões do Paraná. Foram ofertados 24 animais da raça Quarto de Milha. 

Para o leiloeiro Sérgio Mendes, o quarto de milha é a raça mais versátil entre os equinos. “São animais que competem muito e existem muitas provas do quarto de milha no Brasil, são campeonatos nacionais muito fortes, que junta muita gente. Tem provas de tambor, de baliza, prova de laço, de working cow horse, deve ter mais de 10 provas que o cavalo quarto de milha se adaptou. É um animal extremamente versátil”, pontua Mendes. 

A liquidez do Londrina Horse Show foi de 90% dos animais ofertados, com um faturamento total de 550 mil reais. O valor médio por animal ficou dentro do esperado, 23 mil reais. O lote mais caro chegou a 50 mil reais.

O quarto de milha é considerado mais que um cavalo, é um negócio e faz parte do agrobusiness. “Uma das provas mais tradicionais do Brasil inteiro é a vaquejada, que é muito mais forte do nordeste. Grandes pecuaristas trabalham com a vaquejada, cantores, pessoal da mídia, e esses cavalos têm valores estratosféricos. Esses tempos o cantor Wesley Safadão importou um cavalo de mais de 10 milhões de reais. Muitos animais têm valores extremamente altos”, completa Sérgio Mendes.

Entre leilões, julgamentos e provas equestres, o total foi de 850 cavalos na edição 2024 da Expolondrina.