Fórum do Agronegócio será destaque na programação

Nomes relevantes da cadeia produtiva sentarão juntos para discutir temas estratégicos e de grande importância para o setor
15 de janeiro, 2018
Já consolidado entre os importantes eventos que discutem o setor no Brasil,  o Fórum do Agronegócio 2018, realizado pela Sociedade Rural do Paraná  e MMarchiori já tem data marcada para dia 9 de abril  de 2018, segunda-feira.  

Sua realização vem mobilizando diferentes entidades para a discussão de temas que são estratégicos para o posicionamento do Brasil em nível nacional e mundial. O evento, de abrangência nacional, tem lugar de destaque na programação técnica da 58ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, que acontece de 5 a 15 de abril, no Parque de Exposições Ney Braga.

O tema central do Fórum será “O Protagonismo do Agro Brasileiro no Mundo”. A programação, que  em breve será divulgada, com participação de convidados representantes de entidades nacionais,  pretende colocar na mesa de discussão temas como “O agronegócio na nova sociedade: implicações e perspectivas para o Brasil”, “Inovação no Agro e na Agroindústria Brasileira: as demandas mundiais e os desafios na produção sustentável de alimentos” e “O Brasil protagonista de uma nova história no Agro mundial”. Como já característico do Fórum realizado em Londrina,  os assuntos propostos são debatidos com todos os atores da cadeia produtiva, ampliando conhecimentos em função dos diferentes olhares, problemas e soluções que cada um propõe e vem praticando.

O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Afranio Brandão, considera o evento um importante momento em que sentam na mesma mesa representantes governamentais, de entidades, instituições, academia e mercado. “O Brasil tem a responsabilidade de se tornar o maior exportador de alimentos. Precisamos aumentar nossa produção com qualidade e segurança e, para isso, todos os segmentos precisam estar afinados, andando na mesma direção e com o mesmo comprometimento”, sintetiza.
Marlene Marchiori, mentora do evento e diretora da  MMarchiori, destaca que são inúmeros os desafios do setor e que é preciso ampliar as discussões, levando os principais envolvidos – produtores e lideranças – a constituírem a nova realidade do Agro Brasileiro. “O protagonismo mundial do Brasil depende de uma cadeia complexa de relacionamentos que englobam o mercado, o governo e a sociedade civil”, defende. 

Há três anos, Londrina vem sendo sede de debate no campo do agronegócio.  No formato de Fórum do Agronegócio, este será o segundo ano da realização. Em 2017, o tema central foi “O Brasil e o desafio de alimentar o mundo”. O Fórum nasceu após a realização do “Encontro Comunicação e Sustentabilidade no Agronegócio, durante a ExpoLondrina 2016. “Vimos ali o potencial para realizarmos um evento ainda maior, propondo discussões profundas e trazendo para Londrina representantes de peso do setor. A realização do primeiro fórum mostrou que estávamos certos e em 2018 teremos mais um grande evento”, acredita Marlene.