07/04/2024

Espaço cuidar visa promoção e prevenção de saúde

Carol Thomaz de Aquino
 
Prevenção da saúde, qualidade de vida, cuidado e acolhimento. Esse é o objetivo da Praça HU-UEL Espaço Cuidar, localizada próximo à entrada principal do Parque de Exposição Ney Braga, na ExpoLondrina. São quatorze especialidades com atividades diferentes que acontecem em três ambientes: Acolhimento, Inovação e Cuidado. A coordenação é do Hospital Universitário (HU) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 
 
Na edição da ExpoLondrina 2023, os profissionais da saúde fizeram cerca de 12 mil atendimentos. Neste ano, a expectativa é dobrar esse número. A enfermeira do HU, Demely Ferreira, diz que esse trabalho é fundamental. “Não tem como falar de saúde sem falar do agro, porque abordamos o conceito de saúde única, ou seja, o ser humano não está sozinho, ele interage com ambiente, com outras pessoas”, ressalta. Demely conta que 60 profissionais da saúde foram escalados para fazer os atendimentos durante a ExpoLondrina 2024. 
 
Animais peçonhentos
O Centro de Informação e Assistência Toxicológica chama atenção devido aos animais peçonhentos. São aranhas, escorpiões, cobras. De acordo com a servidora administrativa do CIATOX HU, Miriam Tofolo, os acidentes com esses animais são maiores em períodos mais quentes do ano. “A ideia é trazer esses bichos para mostrar para as pessoas o que não deve ser feito se, por acaso, alguém for picado por uma cobra ou por um escorpião”. 
 
Janaina Costa veio à ExpoLondrina com os três filhos e fez questão de escutar as orientações e mostrar às crianças os exemplares que estão no espaço. “Eu moro perto de uma área verde, tem muita aranha, mostrei para meus filhos os bichinhos que eles não podem mexer”, diz. 
 
A atividade com uma jiboia também é um diferencial. A serpente não é venenosa, é domesticada e tem a autorização e condições de interação com o público. “A jiboia fica à disposição por duas horas, os visitantes podem passar a mão, quem quiser, pode colocá-la no pescoço”, convida Miriam.
 
Serviços
Dentre as 54 atividades que serão realizadas no decorrer da feira, o Espaço Cuidar também oferece a aferição da pressão arterial, medição de frequência cardíaca e avaliação da taxa glicêmica. A aposentada Marlene Ferreira, 72 anos, é hipertensa e, antes de iniciar o passeio pelo Parque Ney Braga, quis verificar a pressão. “Eu gostei de ver essa iniciativa”, disse.
 
Além dos visitantes, o espaço também acolhe quem trabalha na ExpoLondrina. “Um vigilante que faz a segurança da feira é diabético e vem, no horário de descanso, medir a taxa glicêmica", conta a enfermeira do HU, Demely Ferreira. 
 
Já na especialidade Materno Infantil, as famílias têm orientações sobre o pré-natal, marcos do desenvolvimento infantil e manobras de desengasgo, e podem, inclusive, aprender por meio de atividades práticas. A contadora Sumaya Botega estava com o sobrinho pequeno e quis realizar a manobra de desengasgo. “Você pode salvar uma vida. Acredito que quem tem crianças em casa precisa ter o conhecimento básico sobre formas de salvar uma pessoa”, destaca. 
 
Para Demely Ferreira, estar na ExpoLondrina é enriquecedor. “Nosso foco é cuidar, atender o público em geral e dar acolhimento a quem vem ao Espaço Saúde”.