11/04/2024

Livro que traz conceito de agronegócio ganha edição traduzida para o Brasil patrocinada pela SRP

Por Vitor Ogawa
 
Qual o conceito do agronegócio? Muito se fala, muito se discute, mas, de fato, qual é o verdadeiro significado desta palavra? A advogada Rafaela Parra, da ESG Law, ministrou, na última quarta-feira (10), na ExpoLondrina, uma palestra sobre o livro “Um Conceito de Agronegócio”, escrito pelos professores John Davis e Ray Goldberg, em 1957.  
 
“A importância do lançamento [versão traduzida] do livro é porque a obra é conceitual, porque o livro é pioneiro ao trazer o conceito de agronegócio, de cadeia industrial, de complexo do setor desde a década de 1950. E ele é utilizado até hoje.” Segundo ela, mesmo lançado tantas décadas atrás, isso não o faz apenas um livro histórico. “Ele é um livro atual, porque nós, que trabalhamos com agronegócio, utilizamos esses conceitos ainda hoje. É um livro complexo e, ao mesmo tempo, é de simples leitura.”
 
Ela ressaltou que a Sociedade Rural do Paraná (SRP) foi uma das patrocinadoras desta edição, em versão traduzida para o português. “É a primeira edição dessa obra na língua portuguesa voltada para o Brasil. Estou muito orgulhosa desse trabalho e espero que isso tenha um acesso grande no mercado, principalmente por estudantes, para que conheçam o conceito de agronegócio”, diz. 
 
O livro é dividido em quatro capítulos e debate a inter-relação entre agricultura, indústria e negócios, conduzindo o leitor, a partir de reflexões econômicas, técnicas e humanas, por uma análise abrangente do setor. Os autores esboçam um panorama de uma cadeia produtiva complexa - em que campo, comércio e marketing se encontram – e apontam soluções e caminhos para o futuro da atividade. Após sete décadas desde sua primeira edição, o livro ainda é considerado por escolas, universidades e agentes públicos e privados, uma leitura fundamental.

Fotografia Rafaela Parra