04/04/2024

Programa de fomento para iniciativas de IA será lançado na ExpoLondrina

Um modelo inovador de apoio e incentivo à inteligência artificial para empresas paranaenses será lançado dia 9 de abril durante a ExpoLondrina no Pavilhão Smart Agro. Ele leva o nome de HUBX IA e é uma parceria de entidades como: Fundação Araucária, FIEP, TecPar e Senai. A primeira unidade HUBX em IA será localizada no Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação. 

O HUBX IA é inspirado no modelo do Hélice Quádrupla de Cooperação (governo, academia, empresas e sociedade civil organizada), a exemplo da Embrapii, que é um modelo nacional de fomento para apoiar a inovação nas indústrias. No caso do HUBX IA, ele será feito para apoiar empresas paranaenses. Serão disponibilizados recursos em fluxo contínuo por pelo menos cinco anos e, nesse período, as empresas vão poder propor seus projetos em IA e o Instituto Senai, que é o HUBX IA, irá encaminhar o fluxo junto aos parceiros. Se estiverem dentro dos critérios estabelecidos, forem inovadores e propostos por empresas paranaenses, dentro da temática e dos recursos possíveis, o fomento será liberado. Poderão acessar fomento entre 40% a 60% do valor do projeto, são recursos não reembolsáveis que a empresa terá para potencializar seus projetos inovadores.

O programa vem da união de entidades conceituadas na inovação. É uma conjunção de grandes entidades que tem tudo para fazer o melhor possível para o Paraná. Márcio Spinosa, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, destaca que o HUBX IA é mais um ativo para aumento da competitividade do Estado do Paraná por meio da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Mais do que nunca, percebemos a IA como uma tecnologia pervasiva a várias áreas de desenvolvimento econômico e social. No HUBX IA teremos como prioridade a aplicação de IA na indústria, no comércio e nos serviços e, mais especificamente, nas áreas do agronegócio, da saúde, da biotecnologia, das energias renováveis e das cidades inteligentes. Buscamos com esta iniciativa contribuir cada vez mais para um Estado moderno, inovador e referência em desenvolvimento sustentável”, destaca.

Diretor de tecnologia da Sociedade Rural do Paraná, Renan Casagrande atesta que o programa é um grande incentivo para que as empresas sigam investindo em inovação. “A IA é um tema importante e relevante que eleva a produtividade e, consequentemente, a competitividade das empresas de todos os portes e áreas de atuação. É muito gratificante ter o lançamento deste programa durante a ExpoLondrina, uma iniciativa que mostra como o Paraná é um estado inovador”.