09/04/2024

Projeto “Os guardiões das abelhas” marca presença na Via Rural Smart Farm

A Via Rural Smart Farm é uma extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na ExpoLondrina que está na sua 62ª edição. A exposição teve início no dia 5 e vai até o próximo dia 14. Uma sugestão é o estande das  abelhas, que têm importante papel na polinização das flores.

O projeto "Os guardiões das abelhas: Educando Para Preservar" é uma ação de extensão do Laboratório de Genética e Ecologia Animal (LAGEA), do Departamento de Biologia Geral da UEL, coordenado pela professora Silvia Helena Sofia.

As pesquisas do projeto têm como foco as abelhas e seus impactos na natureza. No estande, importantes atrativos que contribuem para o conhecimento sobre o universo desses insetos. É possível ver colmeias vivas, diferentes espécies de abelhas que foram catalogadas pelos próprios alunos envolvidos no projeto e um microscópio para ver a abelha em tamanho aumentado.

O projeto "Os guardiões das abelhas: Educando Para Preservar" descentraliza para a comunidade externa o resultados de pesquisas científicas, desenvolvidas na universidade. Os estudantes do curso de Ciências Biológicas dão informações e detalham aspectos sobre a vida desses insetos e os riscos que a vida humana corre se as abelhas entrarem em extinção. 

“É importante a gente ver porque cuidar das abelhas Ali mesmo (cartaz do estande) mostra que muitos alimentos não existem sem abelhas, como as amêndoas ou maracujá, que é só a abelha mamangava que poliniza. É só ela que consegue, mais nenhum outro inseto. Em países onde ela foi extinta, agora precisam polinizar à mão”, explica a estudante Maria Luisa Lago, uma das participantes do estande do projeto.

Os monitores do projeto têm a intenção de despertar o interesse das pessoas por esse assunto, educar, conscientizar sobre seu impacto e riscos do agrotóxico para as abelhas. Com o uso de pesticidas, as abelhas podem desaparecer, afetando a cadeia alimentar como um todo.

A Via Rural funciona durante todos os dias da 62ª ExpoLondrina, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h, e finais de semana, das 9h às 19h, com a presença dos Guardiões das Abelhas e vários outros projetos, empresas juniores e pesquisas da comunidade acadêmica da UEL.

Texto: Larissa de Assis, 4º ano de Jornalismo.
Supervisão: Professor Reinaldo Zanardi.
Foto: Roberto Mancuzo