Por Ana Júlia Casasanta e Murilo Araújo*, da Assessoria de Imprensa Via Rural
A 63ª edição da ExpoLondrina tem um espaço reservado para a Via Rural Smart Farm, com o objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável e apresentar novas tecnologias para o meio agronômico. Localizada no Parque Ney Braga, às margens do Ribeirão Cambé, a Via Rural chega a sua 29ª edição e tem livre acesso a todos que estiverem na grande feira agropecuária.
A área é organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e outras instituições. Devido aos mais de 11 mil metros quadrados, conta com prefeitura própria e áreas administrativas, como recepção, assessoria de imprensa e sala de apoio aos profissionais.
Entre as atrações da Via Rural estão as diversas unidades didáticas abertas para a visitação, como a exposição e distribuição de produtos agropecuários, maquetes do meio rural e máquinas agrícolas, apresentações culturais, feiras de artesanato e gastronomia.
No estande do Café Qualidade Paraná, os visitantes podem conhecer mais das técnicas de produção de café e dos tipos de poda do cafeeiro. Já na unidade de Bovinocultura é possível aprender sobre o processo das cadeias de leite e carne e a exploração de variedades forrageiras utilizadas na pecuária, além de degustar bebidas lácteas.
O setor de Aquicultura ampliou o espaço de exposição neste ano para apresentar os trabalhos realizados em piscicultura, tilapicultura, viveiro escavado, tanque elevado em sistema de recirculação de água (RAS), além da mostra de equipamentos e materiais usados na criação de espécies aquáticas.
A área de frutas, legumes e hortaliças também está representada em diversos estandes para que os visitantes possam conhecer mais sobre o processo de cultivo de abacaxi, maracujá, pitaya e morango, além da construção e manejo das hortas verticais.
Segundo o gerente regional de Extensão Rural de Londrina do IDR-Paraná, Renan Ribeiro Barzan, “a Via Rural Smart Farm tem como objetivo difundir tecnologias e inovações para o meio rural; apresentar à sociedade as principais políticas públicas desenvolvidas pelo Sistema Estadual de Agricultura; e promover o desenvolvimento rural sustentável”.
UEL na Smart Farm
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é responsável por nove unidades expositivas na Via Rural Smart Farm: Manejo de Solos e Água; Empresas Juniores de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas; Agricultura Sustentável e Biodiversidade; Biodiversidade de Insetos e Abelhas sem Ferrão; Vetores, Arboviroses e Animais Peçonhentos; Agroecologia e Horta-Escola; Aquicultura; Bovinocultura; Comunicação e Assessoria de Imprensa.
Um dos destaques é o projeto “Guardiões das abelhas: Educando para preservar", apresentado pela pós-doutoranda Isabela Tavares, do Laboratório de Ecologia e Genética Aplicada (Lagea) da UEL, sob orientação da professora Dra. Silvia Helena Sofia, do Departamento de Biologia Geral.
O projeto busca conscientizar o público sobre a diversidade e a importância das abelhas, especialmente aquelas sem ferrão, fundamentais para a polinização de culturas como café e laranja. “Elas trabalham muito e são muito importantes para a polinização de diversos alimentos diferentes que consumimos. Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas para a necessidade de preservar esses insetos, garantindo um futuro mais sustentável”, explica Isabela.
Já a Horta-Escola é coordenada pelo professor Carlos Eduardo Caldareli, do Departamento de Economia da UEL. O projeto reúne estudantes de diversos cursos para estudar o perfil alimentar da população e como essas escolhas impactam na economia, na saúde e no meio ambiente.
Nesta edição da Via Rural, o grupo aborda o tema da compostagem, apresentando materiais interativos, amostras e um quiz para que os visitantes possam aprender mais sobre o assunto de forma dinâmica. "Quando você faz uma escolha por alimentos processados, eles vêm com embalagens que imaginamos que por serem de plástico são recicláveis, mas não é sempre que esse processo é possível", diz o professor Carlos.
Por conta de toda estas atrações, o recinto da Via Rural Smart Farm recebe pequenos e médios produtores rurais, atentos ao surgimento de novas tecnologias para reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos. José da Silva, agricultor de Assaí, conta como as orientações recebidas no ano passado transformaram sua produção de morangos: "Aprendi a fazer biofertilizantes com os pesquisadores da UEL e reduzi meus custos pela metade".
Serviço – A Via Rural Smart Farm funciona no Parque de Exposições Ney Braga durante todos os dias da ExpoLondrina 2025, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e sábados e domingos das 9h às 19h.
*Com orientação do professor Roberto Mancuzo, do Departamento de Comunicação
MAIS INFORMAÇÕES
RENAN RIBEIRO BARZAN
GERENTE REGIONAL IDR-PARANÁ LONDRINA TELEFONE (43) 9 8872-5091
Foto: Assessoria de Imprensa Via Rural