Por Tatiane Pívaro
A noite de quinta-feira (10) teve leilão na ExpoLondrina no recinto AbdelKarim Janene, foi a 3ª edição do Leilão Max Corte e a 14ª Edição do Leilão Primor Rural promovidos pela empresa Mendes Leilões.
Mais de 200 pessoas passaram pelo local e acompanharam as negociações. Ao todo foram 45 lotes com 726 animais entre Angus, Nelore, Cruz e Anelorado. No Primor Rural, 183 bezerros foram leiloados pela transmissão online. Já no Max Corte foram 543 animais, entre bezerros, garrotes e novilhas, leiloados de forma simultânea pela internet e presencial.
Os organizadores explicam que depois da pandemia do COVID-19, por uma questão de comodidade, muitos leilões migraram para o formato virtual, mas ainda há quem prefira os eventos presenciais, como o empresário Marcio Kariza Zambrano, de Apucarana “Para nós que estamos tanto vendendo quanto comprando poder apreciar o animal mais perto sempre é melhor, então isso tem o diferencial. Tem a facilidade do leilão online, mas acaba distorcendo, já no presencial você consegue tanto comprar, quanto vender melhor”, explicou o empresário.
Para os organizadores da empresa Mendes Leilões, a negociação presencial é uma ótima oportunidade. “Além da oportunidade, uma responsabilidade muito grande, a gente carrega o peso e o nome da Sociedade Rural do Paraná”, disse Felipe Gonçalves Mendes Silva, administrador e integrante da equipe de organização.
A cada lote os interessados avaliam o peso dos animais e o valor do lance, assim os compradores conseguem saber o preço por quilo e avaliar se vale a pena ou não. Marcio Kariza Zambrano disse que o leilão foi de qualidade. “Esse ano, por ser o único evento presencial eu vi que a qualidade não tem a desejar, foi dentro do que todo mundo estava esperando”, afirmou o empresário.
Um dos maiores lances foi para o lote 21 do leilão Max Corte. Cada cabeça de Garrote Angus foi vendida a 5 mil reais. Ao todo eram 22 animais, resultando no valor de 110 mil reais para o comprador de Rolândia. A expectativa dos organizadores era movimentar mais de 1 milhão de reais.
Ainda neste dia foi realizado o leilão Super Nelore Reprodutores, com 60 reprodutores 100% avaliados.
Outros leilões
Nesta sexta-feira (11), a ExpoLondrina sedia pela primeira vez um leilão com cavalos de salto de alto valor agregado. O 1° Leilão Dejet Impacto SRP & Convidados é organizado pela Sociedade Rural do Paraná em parceria com a Dejet e inicia às 20h no recinto José Garcia Molina.
Sábado (12), ao meio dia, será realizado de forma virtual o Leilão Serilon. Dia 13, último dia de feira, acontece o 2° Leilão Premium ExpoGenética Paraná com 20 fêmeas e 20 machos Nelore de qualidade premium. Os animais estarão expostos durante a ExpoLondrina no Pavilhão Brazilio de Araújo.
Fotos: Henrique Campinha