ExpoLondrina 2025

Ingresso Expo Parque

ExpoLondrina 2025

Capa

08/04/2025

Ovinocultura é destaque na programação da ExpoLondrina 2025

Por Guilherme Morais 
A ovinocultura é uma das atividades pecuárias presentes na ExpoLondrina 2025 por meio de estandes e palestras. Por trás das fofas ovelhas e carneiros, há muito estudo e discussões sobre o tema pelo Parque Ney Braga Eventos.
“Uma das formas de fomento que temos são as feiras e a ExpoLondrina é uma vitrine muito exemplar para o nosso mercado, que está se consolidando no Paraná”, conta Pedro Rocha de Abreu Filho, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper) e diretor de marketing da Associação Paranaense de Criadores de Ovinos (Ovinopar).
PALESTRA
Nesta segunda-feira (7), uma palestra sobre a inovação no confinamento de cordeiros foi ministrada na Casa do Ovinocaprinocultor pelo presidente da ABCDorper. “Estamos vendo as necessidades que a cadeia tem para que consigamos levar algo para os pequenos produtores, uma formação de arranjo produtivo local. Buscar uma ciência técnica para que vá até as propriedades e façam com que os criadores possam desenvolver produtos que atinjam o padrão de consumo desejado”, explica.
Segundo ele, as raças Dorper e White Dorper estão em um bom desenvolvimento. “Temos uma genética já bem organizada, cabe a nós ir para o processo industrial e fazer carne de qualidade”, afirma.
Marcelo El-Kadre, presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), ressalta a importância da disseminação do conhecimento nos eventos técnicos realizados durante a ExpoLondrina: “é fundamental você trazer o que existe de novo na produção, na genética para o produtor. É uma das funções da SRP”.
Sobre a ovinocultura, El-Kadre acredita que a tendência seja o crescimento da área. “Hoje é normal entrar em uma casa ou churrascaria e encontrar carne de ovinos à disposição. Vem em uma crescente”.
SERVIÇO
Aos interessados, haverá outras três atividades no mesmo local, na quarta-feira (9). Primeiro, uma oficina de ultrassom, com M.V. Celso Gabriel, às 14h; uma oficina de verminose ministrada por Anna Júlia Almeida, às 15h; e por fim, uma palestra sobre seleção de ovinos para reprodução, com M.V Raphael Rosseti, às 16h. As vagas são limitadas. 
Fotografia: Henrique Campinha
;